Páginas

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Gravidez na Adolescência



Conscientizar para evitar, Ok pessoal??



MTV mostra as dificuldades da gravidez na adolescência

NOVA YORK, EUA. Os governos e as escolas costumam fazer várias campanhas de conscientização para jovens sobre os riscos de uma gravidez na adolescência. Mas nenhuma gerou tanto impacto e também protestos quanto dois seriados veiculados na MTV, canal de TV norte-americano. A página de um deles no Facebook, por exemplo, tem aproximadamente 4 milhões de fãs.

Os programas "Grávida aos 16" - que atualmente é exibido pela MTV no Brasil -, "Teen Mom" (Mãe Adolescente) e "Teen Mom 2" são "reality shows" que acompanham adolescentes durante a gravidez precoce. Recentemente, por exemplo, "Teen Mom 2", mostrou os casamentos de Leah, 18, e Corey, 20, após o nascimento dos filhos. O programa também apresenta Jenelle, 19, que foi filmada batendo em outra menina e cujo filho está sob a custódia da avó.

As meninas exibidas nos "reality shows" também passaram a habitar as páginas de fofoca nos EUA. Algumas revistas veicularam os novos visuais das meninas, enquanto outra disse que "as mães adolescentes estão viciadas em cirurgia". Alguns especialistas começaram a criticar os programas da MTV por glamourizar a gravidez na adolescência e conferir status de celebridade às meninas.

Entretanto, gente como a professora Megan Clark pensa diferente. Ela dá aula de ciência do consumo familiar a alunos do ensino médio em uma cidadezinha. A professora frequentemente exibe episódios dos programas em aulas de comportamento e cuidados com os filhos. "Eles adoram o drama no programa, mas eles demonstram que não querem estar nessa situação", disse Megan. "Aí, eu começo falando sobre abstinência e depois paro para escutá-los. Então, eu sei que eles não se abstêm do sexo. Dessa forma, o programa proporciona uma boa oportunidade para ensiná-los sobre camisinha e controle de natalidade", conclui.

Iniciativa. Nos EUA, a Campanha Nacional pela Prevenção de Gravidez Adolescente e Não Planejada vem distribuindo DVDs e guias de discussão sobre os episódios dos programas para várias instituições. Educadores de escolas públicas, líderes religiosos, enfermeiras, assistentes sociais e pais estão usando episódios dos programas para iniciar discussões sobre educação sexual, relacionamentos familiares e românticos, e sonhos interrompidos.

Em suas aulas, Megan destaca como as mães adolescentes do programa da MTV tentam lidar, ao mesmo tempo, com escola, bebês doentes, noites mal dormidas, aluguel e namorados inconstantes. Depois, ela pede para os alunos compararem com suas vidas relativamente livres. "Falo com os alunos para fazerem um orçamento como se tivessem que viver sozinhos com um bebê", explicou a professora. "Os maiores debates são sobre como as adolescentes desrespeitam seus próprios pais".

Jovem Adulto. No episódio do último dia 19, por exemplo, o programa mostrou a vida de Aubrey, 17, cujos pais são divorciados. Ao descobrir que estava grávida, a adolescente deixa os estudos e começa a trabalhar em uma pizzaria. Aí, contra a vontade da mãe, Aubrey começa a namorar um rapaz e os dois vão morar na casa da avó dela. As coisas pioram quando o rapaz perde o emprego. O episódio mostra a história da menina e seus conflitos até o nascimento do bebê.

Traduzido por André Luiz Araújo

Fonte: http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdNoticia=169538,OTE&IdCanal=7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer ter você por aqui! Veja bem vindo(a) sempre, deixe seu recadinho e se você tiver blog deixe seu link para que eu possa comentar em seu blog e seguir... Não esqueça de me seguir também... bjs e volte sempre

Danny Thais

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...