Páginas

quinta-feira, 23 de junho de 2011

É tempo de Hackers...

Em tempo de Hackers, eu achei uma post bem interessante sobre o assunto no site Youpix, que por sinal é ótimo, parabéns aos organizadores...

Vou postar aqui para vocês o post na integra dando é claro os créditos ao pessoal do YouPix (http://youpix.com.br/destaquedodia/quem-sao-os-hackers-de-quem-todo-mundo-esta-falando/)


QUEM SÃO OS HACKERS DE QUEM TODO MUNDO ESTÁ FALANDO?


Alguns dizem que são terroristas domésticos, outros os apelidaram de “internet hate machines”. Não sabemos quem são, suas idades ou onde moram. Um deles pode ser o seu vizinho, namorado, ou irmão. Pode ser aquela menina nerd de quem você está afim. Pode até ser alguém de dentro do governo. De qualquer cidade, em qualquer lugar do mundo. A polícia e o FBI procuram por eles há um tempo e, inclusive, alguns jovens já estão na cadeia. O que pensam e o que querem os dois principais grupos hackers que não saem das headlines dos principais jornais do mundo?


ANONYMOUS, A MÁSCARA E O IDEAL


Acredita-se que a origem d’Os Anônimos tenha sido o 4chan -fórum lotado de adolescentes, berço de cultura de internet dos Estados Unidos e mundo. Teoricamente, qualquer pessoa pode ser um, afinal de contas, se você não assina uma mensagem em um fórum automaticamente ela é publicada como “anônima”, e esse é o conceito principal do movimento.

Anonymous é bem mais um “pensamento coletivo” do que uma organização em si. Qualquer manifestação política ou intelectual inicada na internet com o fim de chamar a atenção das massas pode ser assinada como Anonymous. Ou seja, o objetivo desse movimento é usar o poder da internet para passar alguma mensagem através da trollagem. Pra eles, essa brincadeira pode fazer o mundo real “um lugar mais justo“.

Lema: O conhecimento é livre. Não perdoamos. Não esquecemos. Espere por nós!



O primeiro caso de trollagem bem sucedida dos caras rolou lá atrás, em 2008, quando eles resolveram zoar da cara de quem acredita em cientologia. O chamado Project Chanology foi uma série de manifestos em vídeos e textos que rodaram pela internet criando vida através de protestos em carne e osso:

Você deve lembrar que recentemente os caras do Anonymous resolveram “vingar” o fundador do Wikileaks, Julian Assange. Pra isso eles derrubaram os sites da Visa e MasterCard além de muitos outros. Outro hacker vingado pelos Anonymous foi o menino GeoHot que foi processado por ter destravado o Playstation 3. Se você sempre se perguntou porque raios a Playstation Network vive fora do ar, está aí a resposta: segundo o Anonymous, por que o guri deve ser processado se é a própria Sony (empresa por trás do PlaysStation) quem deveria prover um sistema seguro e eficiente para que os seus clientes não precisassem destravá-los?

LULZSEC: ZOANDO COMO SE NÃO HOUVESSE AMANHÃ

Lulz Security são hackers que começaram a chamar a atenção da mídia no mês passado (maio/2011) depois que resolveram atacar sites do governo e de grandes empresas e ainda publicar informações sigilosas de pessoas comuns (tipo senha de emails). Tudo isso pela diversão de expôr as falhas de segurança de alguns sites e dar uma boa risada da cara dos administradores de rede. Como eles surgiram agora, ninguém sabe de onde vieram. No site dos caras, você encontra uma lista com todos os trabalhos de zoeiragem pela internet já feitos, incluindo o site da CIA (http://lulzsecurity.com/releases/), e eles possuem uma espécie de manifesto que você pode ler aqui em inglês(http://pastebin.com/HZtH523f). Até então não se via nenhum apelo político ou ideal da parte dos Lulzsec. Até que, recentemente, os próprios anunciaram uma aliança com o Anonymous, contra a corrupção política no mundo. E agora manolos?




Lema: Essa é a internet, onde todo mundo zoa com todo mundo só porque é legal.


ANTISEC: QUANDO OS DOIS MAIORES MOVIMENTOS HACKERS VIRAM AMIGOS E DECIDEM DOMINAR O MUNDO…


Até pouco tempo atrás acreditava-se que Lulzsec e Anonymous eram rivais. Acontece que, na última segunda-feira os dois grupos anunciaram a operação antiSec, movimento que tem como ideal derrubar todos os sites de governos ao redor do mundo, para expôr qualquer tipo de corrupção ou brecha de segurança dos orgãos governamentais. A brincadeira já rendeu a prisão de um garoto ontem (http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/06/suposto-hacker-e-indiciado-por-cinco-crimes-no-reino-unido.html). Hoje de manhã a versão brasileira da LulzSec invadiu o site da presidência da república (http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/06/hackers-derrubam-sites-da-presidencia-e-do-governo-brasileiro.html) e o site da Petrobrás (http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/06/site-da-petrobras-sai-do-ar.html).



“É hora de mostrar a governos corruptos do mundo que eles não têm direito de censurar o que não possuem. Não importa a cor da sua pele, origem ou crenças, nós convidamos você a se juntar a nós em nossa luta contra a censura e os governos corruptos”.


QUEM OS LEVA A SÉRIO? TODO MUNDO!


Recentemente a OTAN declarou que os hackerativistas do Anonymous eram uma ameaça para a sociedade. E eles responderam à essa declaração com uma carta magistralmente épica. Leia aqui http://updateordie.com/blog/2011/06/14/a-incrivel-resposta-da-anonymous-para-a-otan/.
O Gawker acredita que ao contrário das alegações dos membros Anonymous, o grupo possui sim líderes com certos membros distribuindo tarefas, selecionando alvos, e até mesmo expulsando membros que sairem da linha.
Certo dia, um cara resolveu que ia descobrir o nome de alguns menbros do Anonymous através das redes sociais. E ele pagou isso com o próprio emprego. Saiba mais da confusão, leia aqui http://arstechnica.com/tech-policy/news/2011/02/how-one-security-firm-tracked-anonymousand-paid-a-heavy-price.ars.

Definitivamente estamos vivendo em uma época onde o hacktivismo está começando a ditar novas tendências de política e segurança. Por um lado, vemos essa galera adolescente de fóruns que sabe programar lutando por um mundo mais divertido, engraçado e um governo mais justo e claro. Por outro, percebemos que a todo momento esse tipo de movimento cai em contradição – nada mais parece ser seguro. “Ou você dá o que eles querem, ou eles te tiram do ar.” Frase assustadora, né? A guerra da informação começou, amigos. De que lado vocês estão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer ter você por aqui! Veja bem vindo(a) sempre, deixe seu recadinho e se você tiver blog deixe seu link para que eu possa comentar em seu blog e seguir... Não esqueça de me seguir também... bjs e volte sempre

Danny Thais

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...