Páginas

sábado, 19 de novembro de 2011

Faça o Autoexame!!!

Oitenta porcento dos nódulos mamarios são benignos e apenas uma pequena porcentagem, de secreções está relacionada ao Câncer.


Faça o Autoexame...

1. No Chuveiro: Examine suas mamas durante o banho, pois as mãos escorregam mais facilmente sobre a pele molhada. Com a mão aberta, coloque os dedos indicador, médio e anelar sobre a mama. Utilize a mão direita para a mama esquerda e a esquerda para examinar a direita.

2. Diante do Espelho: Inspecione suas mamas com os braços abaixados ao longo do corpo. Levante os braços, colocando as mãos na cabeça. Observe se ocorre alguma mudança no contorno da pele das mamas ou no bico. Repita a observação, colocando as mãos na cintura e apertando a mama.

3. Deitado: Deite-se de costas sobre um travesseiro ou almofada. Coloque a mão direita atrás da cabeça. Com os dedos da mão esquerda, pressione suavemente a pele da mama direita, com movimentos circulares, como no exame feito no chuveiro, e repita com a mão direita o exame na mama esquerda.

4. Mamilo: esprema o mamilo delicadamente e observe se sai qualquer secreção. A observação de alterações cutâneas ou no bico do seio, de nódulos ou espessamentos, e de secreções mamarias não significa necessariamente a existência de câncer, mas deve motivá-la a procurar esclarecimento com o médico.

Orientações:
  • O autoexame permite perceber alterações nas mamas. Frente a qualquer sinal de alarme, procure um mastologista.
  • O autoexame deve ser realizado uma vez a cada mês , na semana seguinte ao termino da menstruação. As mulheres que não menstruam devem fazer o autoexame no primeiro dia do mês.

Importante:

  • O autoexame das mamas não substitui a consulta de rotina que deve ser feita ao mastologista.
  • A mamografia é o único método de detecção precoce, portanto, peça sempre orientações a um médico especialista.

Direitos do Paciente Oncológico

Os pacientes com câncer desfrutam de alguns direitos. Para reivindicá-los é imprescindível apresentar o exame anatomopatológico. Ele é o documento que comprova a veracidade do caso perante os órgãos públicos.
Conheça alguns desses benefícios. O conteúdo na integra pode ser encontrado em www.ibccc.org.br

  • sacar o Fundo de Garantia por tempo de Serviço e o PIS/PASEP
  • tirar licença medica e receber auxilio-doença, que deve ser solicitados ao INSS
  • obter isenção do Imposto de Renda
  • exigir mais rapidez em qualquer processo que corre na Justiça. É só requerer ao juiz da Vara onde está o caso
  • usar transporte publico gratuito (municipal, estadual ou interestadual), no caso de possuir renda inferir a um salário mínimo. Há casos de a Justiça assegurar o direito de os pacientes viajarem até mesmo de barco ou avião
  • estender parcialmente o beneficio do transporte gratuito a um acompanhante, caso o doente não consiga se locomover sozinho. No caso do transporte aéreo, o acompanhante paga apenas 20% do valor da passagem
  • em São Paulo, é possível usar o automóvel mesmo em dia de rodízio do carro.

Para quem ficou com sequela, em consequência da doença ou tratamento, como em alguns casos de câncer de mama, há benefícios adicionais:
  • quitar a divida total do imóvel financiado pelo Sistema Financeiro da Habitação (dependendo do contrato e se ele possui seguro). Para solicitar a quitação é necessário contatar o banco, o agente financeiro ou a seguradora responsável.
  • Comprar um carro adaptado com isenção do IPI, IOF,ICMS e IPVA. O desconto, no total, gira em torno de 20% do valor do carro. É importante entender por veiculo adaptado o carro que precisa ter uma adaptação especifica para atender a necessidade da pessoa ou um veiculo automático e/ou com direção hidráulica.


    Um comentário:

    1. Oi Danny! Muito importantes as informações.
      Parabéns pelo post.
      Beijos, Margarida
      coisasdbela.blogspot.com

      ResponderExcluir

    É um prazer ter você por aqui! Veja bem vindo(a) sempre, deixe seu recadinho e se você tiver blog deixe seu link para que eu possa comentar em seu blog e seguir... Não esqueça de me seguir também... bjs e volte sempre

    Danny Thais

    LinkWithin

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...