Páginas

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Os Vídeos Acessados no Youtube BR

Hoje é dia de internet, eu não tinha nada interessante para postar, até que resolvi ler alguns artigos do Youpix, e achei dois posts deles muito interessantes sobre os vídeos acessados no Youtube do Brasil.

Para vocês meus amigos que não conferiram, segue os posts na integra e com os devidos créditos.


O SIGNIFICADO DOS TOP 10 VÍDEOS MAIS VISTOS NO YOUTUBE BR

Sem colar: qual é o vídeo brasileiro mais visto no Youtube EVER?

Nós apostamos que seria algum viral; fomos conferir e… erramos! Aliás, erramos feio, já que, dos 10 mais vistos, só um é viral: o Justin biba.

Confira o ranking completo dos top vídeos brasileiros mais vistos no Youtube:


01 – Pintinho Amarelinho – DVD Galinha Pintadinha
02 – Galinha Pintadinha – videoclip infantil animado
03 – A Baratinha – DVD Galinha Pintadinha
04 – Exaltasamba – Tá Vendo Aquela Lua (clipe) – Oficial do DVD
05 – O Sapo não lava o pé – DVD Galinha Pintadinha – Desenho Infantil
06 – Borboletinha – DVD Galinha Pintadinha 2 – Desenho Infantil
07 – JUSTIN BIBA – Paródia Justin Bieber | Baby
08 – Victor & Leo — Borboletas – Videoclipe Oficial
09 – AS PERERECAS SAPECAS
10 – Mickey – A Festa do Pluto

MAS QUAL O SIGNIFICADO DESSA LISTA?

// O BRASIL COMO ELE É

Dando uma olhada nos 10 vídeos brasileiros mais vistos, a gente pode ter uma visão macro de como é o nosso comportamento no Youtube. Fizemos, a princípio, três observações sobre isso:

- Entramos no site buscando entretenimento e diversão.

- Tem mais crianças usando o Youtube do que imaginávamos!

- Sertanejo e pagode: a trilha sonora do Brasil.

Vamos destrinchar os tópicos agora! :)

// MÚSICA

Sabe quais músicos têm os vídeos mais vistos no Brasil? Não é o Restart, nem o Luan Santana… são Victor & Leo e o Exaltasamba.

Dando uma olhada na lista de CDs e DVDs mais vendidos no Brasil, dá pra perceber que existe uma relação direta entre a presença desse vídeos na lista do Youtube e essas vendas: o grupo de pagode ganhou, neste ano, os prêmios Melhor Conjunto Musical pelo Troféu Imprensa e Melhor grupo no Prêmio Multishow de Música Brasileira, além do DVD que tem o vídeo está ter ultrapassado 50 mil cópias vendidas (o que, atualmente, é muita coisa!).

Quanto ao vídeo de Victor & Leo, a música Borboletas ganhou o Prêmio Música Digital em 2010 na categoria Música Mais Vendida Pop, foi o 2º single deles a ficar no topo do Hot 100 da Billboard e o CD que tem a música ganhou disco de platina.


// HUMOR

O único vídeo de humor que está no top 10 é o viral Justin Biba, que foi produzido pelo Galo Frito. Ou seja, é intencionalmente um vídeo de humor, ao contrário da maioria dos nossos virais, que são vídeos espontâneos que caíram na net.

A gente interpreta de dois jeitos: mostra a força das produtoras de vídeos de humor pra internet no Brasil mas, como é o único brasileiro que tira um sarro do Justin Bieber e 2010 foi o ano que o cantor estourou na web, boa parte das visualizações se devem a isso.

// CRIANÇADA!

Mas o que mais chamou a atenção foi que, dos 10 vídeos com mais views, 7 são infantis – mais da metade! Ou seja, muitos, MUITOS pais buscam no YouTube um jeito de entreter seus filhos pequenos. Falamos com Elisa Araújo, que analisa a relação das crianças com as mídias no Crianças & Mídia, pra entender melhor os porquês!

Ela contou que isso provavelmente se dá porque as crianças já estão acostumadas a uma programação personalizada por causa dos DVDs. Além disso, o consumo de vídeos online é um hábito dos pais, que pode estar passando para eles também. Mas, para Elisa, o Youtube não está tomando o lugar da TV como entretenimento para as crianças: “com 4 anos a criança até faz pesquisas sozinha, mas não acredito que os pais larguem ela na internet como se fosse substituta da TV, até porque um vídeo dura apenas alguns minutos”.

Por fim, com base nos 10 vídeos brasileiros mais vistos no YouTube para traçar um perfil nada científico das pessoas que visitam o site, temos: pais de crianças pequenas e as próprias crianças, fãs de música sertaneja e de funk.

Dá pra ser mais BRBRBR que isso? :)

O que os top 10 vídeos BR mais vistos no Youtube têm a dizer sobre o brasieiro na internet, na sua opinião?

Fonte: http://youpix.com.br/comportamento/top-10-videos-mais-vistos-br/

BRASIL É O NOVO PÓLO DE VÍDEOS DE HUMOR NA WEB?

O Brasil nunca produziu e consumiu tantos vídeos na internet quanto atualmente. Há até quem diga que o YouTube já tá roubando a audiência da televisão. Mas a pergunta é: qual o perfil desses vídeos? É o mesmo que para a televisão?

A gente sabe que os que mais bombam e fazem sucesso por aqui são os de humor. Numa pesquisa que nós do youPIX fizemos listando os últimos 127 últimos virais brasileiros, constatamos que mais de metade deles foram vídeos postados na categoria “Humor” ou “Entretenimento” no Youtube.

Por muito tempo, o que nós tínhamos de vídeos de humor na internet brasileira era sempre material tosco, coisas bizarras ou vlogs. Enquanto isso, em alguns outros lugares do mundo, principalmente nos EUA, tinha muita gente produzindo curtas mais trabalhados pra web: o College Humor, por exemplo, nasceu antes do YouTube (em 99) e já tem mais de mil vídeos mega engraçados online. Outro exemplo é o Funny Or Die, que tá nessa brincadeira desde 2007.

Mas parece que esse perfil de vídeos brasileiros tá mudando. O Brasil passou a “amadurecer” nesse mundo e alguns blogs e canais começaram produzir material de qualidade só pra internet. O Kibe Loco, Charges, Jacaré Banguela, Anões em Chamas, e, mais recentemente, a Parafernalha, são alguns deles.

Não só a criação de vídeos wébicos e humorísticos profissionais aumentou, como a audiência dessa galera também.
Pra você ter uma ideia, dá uma olhada nesse comparativo que fizemos:

Todos esses canais têm algo em comum: eles produzem seu próprio conteúdo, com coisas originais, usam material de qualidade, roteiro, atores e tudo mais. Quando eles viralizam, não é por acaso.

Esse esforço parece ser um bom investimento, já que, todo mês, 34 milhões (****) de pessoas acessam sites de vídeo e ficam, em média, 23,4 horas neles (*****). Com tanta gente assistindo coisas online, aos poucos a galera tá começando a procurar e produzir um conteúdo de humor mais elaborado e de apresentação caprichada. Ou seja, a coisa tá ficando profissional!

A INTERNET É MAIS FÉRTIL QUE A TV

O Felipe Neto é um cara que já tinha dado muito certo como vlogueiro, foi chamado pra trabalhar na televisão e, mesmo assim, resolveu investir nesse mercado que está em ascensão. Ele criou a Parafernalha, produtora de vídeos de humor para a internet que tem crescido absurdamente rápido. “O que eu venho percebendo hoje em dia é que as pessoas estão começando a ficar mais exigentes quanto ao conteúdo que estão assistindo”, comenta.

Também é curioso ver uma produtora que trabalha com canais como a Globo e o Multishow investir boa parte do seu tempo em web. É o caso da Fondo Filmes, que faz vídeos para TV e cinema e resolveu criar também pra internet sob o nome de Anões em Chamas. Segundo o site dos caras, eles já colocaram mais de 110 vídeos na interwebz. “Uma das maiores vantagens de produzir pra web é a liberdade. Você não tem um chefe, não tem que responder pra ninguém, ou seja, você produz do jeito que quiser”, conta Ian SBF, criador do Anões em Chamas.

Um exemplo legal dos trabalho dos Anões em Chamas é esse:

E OS VÍDEOS TOSCOS E CASEIROS?

A gente não assiste mais??

Muito pelo contrário, meu jovem do reggae. Tanto é que os vídeos brasileiros mais populares do YouTube (excluindo musicais e desenhos infantis) ainda são o Justin Biba e Fala Sônia, que já tem mais de 21 milhões de views cada um.

“Na web, existem dois tipos de público: o que quer rir por 10 segundos, vendo o vídeo de um bebê, e o que quer ver séries, filmes ou qualquer coisa mais elaborada. Apesar de esse segundo grupo estar crescendo bastante, o aumento do número de pessoas que gostam de vídeos toscos ainda é imenso”, explica Ian.

Para Rodrigo Fernandes (vulgo Jacaré Banguela) é tudo questão de gosto. “As pessoas simplesmente querem se divertir. Se o vídeo for tosco e engraçado, tá valendo. É tudo questão de estilo. Mas eu acho que existe cada vez mais uma preocupação com o conteúdo original, explica ele, que tem um blog onde coloca vários vídeos toscos e um canal no YouTube no qual produz material mais bem trabalhados e com conteúdo novo.

AINDA ESTAMOS ATRÁS…

…Mas crescendo e em velocidade alta! Os gringos possuem vários canais que são gigantes do humor na internet. Nós contamos com uma quantidade de material bem menor, mas, como você percebeu, estamos mudando e crescendo – como adolescentes! Nossa produção de vídeos de humor pra web está na puberdade.

Prova disso é que, no Google, a procura pelo “original” não para de crescer. Ou seja, há uma demanda cada vez maior por esse tipo de produção!





Pro Ian SBF, uma das coisas que as pessoas devem mudar é a aceitação com os diversos tipos de humor que existem na internet. “Ainda tem muita gente na web brasileira que não aceita a liberdade de humor. É só você ver a nossa série Amanda, que foi processada pelas feministas ou até mesmo um caso como o Rafinha Bastos, que tá sofrendo uma série de represálias”, diz.

E, pra quem acha que tem que ter muito material e recur$o$ para fazer parte dessa tendência, está enganado! Não precisa disso pra produzir conteúdo da sua cabecinha e tornar suas ideias realidade. Quem diz isso é o Rodrigo: “Fazer vídeo de qualidade com equipamento barato já dá um retorno legal, que não precisa nem ser financeiro. Muitas vezes, ser reconhecido pelo seu trabalho é o suficiente”. Então, mãos à obra!

Fonte: http://youpix.com.br/trending/brasil-e-o-novo-polo-de-videos-de-humor-na-web/

4 comentários:

  1. Olá!
    Muito interessante!
    Tenha um ótimo final de semana!
    Bjos

    www.miinteressa,com

    ResponderExcluir
  2. vim agradecer a visitinha lá blog blog, fico super feliz... volte sempre...

    Fica bem!
    Beijo grande ;)

    @evelyncmo
    /cupcakerock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, vim retribuir a visita.
    Obrigada por Seguir o BoaSorte.blog, é muito importante para nós, dá mais vontade de blogar,rss.
    Muito interessante seu post, meu mais velho Pedro(3) já assistiu todos os videos da "bendita galinha", rs.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom esse post, acho que e me encaixo no ranking, vivo atrás dos videos da galinha pintadinha e exaltasamba para passar para a minha filha, ela adora tem só um aninho,rs.

    Beijocas!

    ResponderExcluir

É um prazer ter você por aqui! Veja bem vindo(a) sempre, deixe seu recadinho e se você tiver blog deixe seu link para que eu possa comentar em seu blog e seguir... Não esqueça de me seguir também... bjs e volte sempre

Danny Thais

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...