Páginas

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Comentários em Blog: Ter ou Não Ter?

Um post muito interessante para nós blogueiros(as) , créditos do Youpix:

Esses dias na internet pelo mundo inteiro uma antiga polêmica voltou à tona: vale a pena deixar espaço para comentários em blogs? A questão foi levantada pelo Matt Gemmel, que fechou pra sempre o espaço em seu site e aconselhou outros blogueiros a fazerem o mesmo.

O que apareceu de gente xingando ou defendendo a posição do cara não é brincadeira. Como são muitos mamilos tantas opiniões polêmicas, resolvemos dar uma lida em vários posts que fizeram sobre o assunto e separar os prós e contras de sobre deixar os seus comentários abertos.

PRÓS

  • A tal da web 2.0 é pra ser colaborativa. E isso inclui espaço pras pessoas opinarem diretamente sobre aquilo que elas acham.

  • Comentários enriquecem o post e alguns deles são ótimas críticas construtivas.

  • É um direito das pessoas deixarem sua opinião registrada no post que elas leram.

  • Comentários permitem ter um feedback instantâneo do que você publicou.

  • Acontecem vários debates interessantes nos espaços de comentários.

  • As pessoas conseguem se comunicar de forma mais fácil com o blogueiro e até se sentem mais próximas dele.

  • Uma discussão nos comentários aumenta o engajamento dos leitores e os faz querem participar mais e voltar no site mais vezes.

  • Sugestões de pautas podem aparecer nos comentários.
  • Os comentários ajudam no SEO do blog.

  • Abrir comentários no blog faz o redator ser mais humilde ao perceber que existem várias outras cabeças importante lendo seu texto.

CONTRAS

  • A internet está cheia de trolls e o melhor lugar pra eles se manifestarem é nos comentários.

  • Quanto maior seu blog, mais trabalho e tempo você gasta moderando os comentários.

  • Algumas pessoas se ofendem nas discussões dos comentários e acabam não voltando no blog.

  • Quem quiser comentar e deixar sua opinião sobre o post pode fazer isso nas mais diferentes redes sociais.

  • Inclusive, há quem defenda que boa parte dos comentaristas que têm algo a dizer, se manifestam em outros espaços.

  • Existe muita gente sem noção nos comentários, basta você olhar o YouTube.

  • Comentários permitem as pessoas criarem fakes e isso incentiva o lado hater delas.

O próprio Matt Gemmel fez um compiladão de posts contra e a favor a opinião dele e respondeu cada um. Como lá tem várias coisas bem interessantes, resolvemos pegar as principais frase que rolaram nesse post pra vocês pensarem:

“Eu acho que seria bem legal que blogs, sem comentários, tivessem embaixo de cada artigo, uma lista chamada ‘Grandes Respostas’, com uma lista de links para várias respostas que o autor do post considera que valem a leitura.” - Jim Cloudmam.

“Eu desliguei meus comentários há algumas semanas e nem olhei mais. O volume diário de comentários era relativamente pequeno quando eles estavam liberados. Quando desliguei, percebi um aumento drástico de usuários usando outros meios para expressar opiniões, fazer perguntas e dar feedbacks.” – Matt Alexander

“Um blog sem comentários é como uma caixa de sabão: reto e simples. Impedi-los apenas mostra que você está exclusivamente interessado em passar sua sabedoria, sem ouvir nenhuma fonte externa (pelo menos você não está provando isso), ou então você tá abrindo mão da oportunidade de realmente aprender algo dessas pessoas que não tem blog e não estão no Twitter e Google +” – Mathew Ingram.

“Enquanto comentários são uma verdadeira dor de cabeça de vez em quando, eles são parte crucial do que faz um blog ser mais do que um monólogo.” -GigaOM

“Comentários deixam os blogueiros mais humildes, honestos, precisos, e em contato com sua audiência. Pessoalmente, eu gosto de debater com pessoas que pensam que estou errado, desde que elas sejam civilizadas. Eu realmente valorizo meus leitores e normalmente atualizo meus posts com pensamentos que me inspiraram ou correções feitas.” - Josh Costine

Fonte:http://youpix.com.br/fights/vale-a-pena-deixar-os-comentarios-de-seu-blog-em-aberto


4 comentários:

  1. Oi amiga, gostei muito do post, eu gosto de receber comentários do meus leitores, acho muito legal ver a opinião das pessoas sobre o que escrevi! Beijinhos e parabens pelo ótimo post ...

    http://aprendizdecabeleireira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu amo quando comentam, é ótimo ver as pessoas se interessando por nossos posts e expressando suas opiniões, mas existem pessoas que vem só para divulgar seus interesses e isso é muito chato. Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Eu apoio o espaço para comentários, modero todos com muito cuidado e carinho, não permito que comentários maldosos a respeito de outros membros sejam publicados, isso é um dever do blogueiro, manter a organização e o respeito em seu blog, gosto de ouvir a opinião das pessoas e elas enriquecem meus artigos, beijos, adorei o post.

    ResponderExcluir
  4. Também gosto muito quando comentam os posts que faço. Gosto de ouvir as opiniões, sugestões e trocar ideias com meus leitores, assim a gente vai crescendo cada vez mais.
    E o mais gostoso também, vamos fazendo amigos :)
    É muito bom compartilhar!

    beijinhos ;*

    http://noostillo.blogspot.com/

    ResponderExcluir

É um prazer ter você por aqui! Veja bem vindo(a) sempre, deixe seu recadinho e se você tiver blog deixe seu link para que eu possa comentar em seu blog e seguir... Não esqueça de me seguir também... bjs e volte sempre

Danny Thais

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...