Páginas

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Diário de uma Paciente PRK I

Oi pessoal,

Estou dando um tempinho nas minhas loucuras com os meus cabelos, para me tratar!!

Sim , depois de muito pensar, pesquisar e correr atrás, finalmente fiz a minha cirurgia de Miopia e Astigmatismo.

Como eu tive muitas duvidas sobre a cirurgia e não encontrava muitos relatos sobre a mesma, resolvi fazer um diário com toda a recuperação para que outras pessoas também possam tirar suas dúvidas.


Primeiro,
você sabe quais são os dois tipos de procedimento que existem? Existe o RPK (PhotoRefractive Keratectomy) e a  LASIK (Laser-Assisted in Situ Keratomileusis).

PRK *


A cirurgia de PRK (foto-ablação corneana) trata os erros refrativos através da remoção de tecidos da superfície da córnea. É usada com maior frequência para tratar graus baixos de miopia, hipermetropia e astigmatismo. Esta é, também, a técnica de escolha para pacientes jovens com miopia O PRK tem como grande vantagem o altíssimo nível de segurança, especialmente em paciente com córneas mais finas ou leves alterações em sua curvatura.Nas primeiras semanas após a cirurgia a visão fica relativamente embaçada por um período que varia de 1 a 15 dias e é comum certo desconforto ocular, até que o epitélio cicatrize e cubra a área tratada. Geralmente, gotas de colírio e analgésicos ajudam a reduzir o desconforto pós-operatório. O resultado visual alcançado é avaliado num período que varia de algumas semanas a 6 meses, de acordo com as características de cicatrização de cada pessoa.

 

Procedimento
 
- Depois de o olho ter sido anestesiado com colírio, um dispositivo especial é colocado entre as pálpebras para impedir que você pisque.
- Em seguida, o cirurgião removerá o epitélio, uma fina camada que cobre a córnea. Durante a cirurgia, você olhará fixamente a luz piloto do EXCIMER Laser.
- Por cerca de alguns segundos, o laser removerá microscópicas quantidades de tecido corneano, enquanto esculpe a superfície da córnea. Alterando-se a forma e incidência, o facho do laser torna a córnea mais plana para corrigir a miopia, mais curva para corrigir hipermetropia e/ou mais esférica para a correção do astigmatismo.
- Após a PRK, o cirurgião colocará uma lente de contato terapêutica, que será removida dentro de 5 a 7 dias.

LASIK **

O LASIK (Laser in-Situ Keratomileusis) pode tratar graus mais altos de miopia, hipermetropia e astigmatismo. Entretanto, devido ao uso do microcerátomo, exige maior habilidade do cirurgião. A técnica difere da PRK porque corrige a visão agindo em uma das camadas internas, ao invés de atuar na superfície da córnea. Dessa forma, há menor superfície a cicatrizar, menor risco de embaçamento corneano, menos desconforto pós-operatório, menos necessidade de medicação pós-operatória e a visão retorna mais rapidamente, geralmente em 24 horas.

Procedimento com Microceratomo

- Depois de o olho ter sido anestesiado com colírio, um dispositivo especial é colocado entre as pálpebras para impedir que você pisque. 
- Em seguida, cria-se um disco, que é um pequeno corte na camada anterior da córnea, com o auxílio de um aparelho chamado microcerátomo ou através do laser de femtoseguntos (Intralase). O disco é levantado antes da aplicação do laser, que é utilizado para esculpir a córnea. Durante esse processo, você poderá sentir uma pequena pressão no olho.
- Você deverá olhar diretamente para a luz piloto do EXCIMER Laser enquanto a sua córnea é remodelada. Da mesma forma que no PRK, o laser torna a córnea mais plana para tratar a miopia, mais curva para tratar a hipermetropia ou mais esférica para o astigmatismo. 
- O disco é, então, reposicionado sem necessidade de pontos.


Flap com Microcerátomo (lâmina)         Flap com Laser

Procedimento com o Intralase


- Depois de o olho ter sido anestesiado com colírio, um dispositivo especial é colocado entre as pálpebras para impedir que você pisque. 
- No método Intralase, minúsculos pulsos de luz ultra-rápidos são aplicados pelo laser de femtosegundos, passando através da córnea sem tocá-la e criando uma camada uniforme de microscópicas bolhas de ar logo abaixo da superfície da córnea. 
- Estas bolhas lado a lado criam o disco corneano. As dimensões exatas desta camada de bolhas são determinadas pelo cirurgião, baseadas nas características exclusivas de cada olho e são monitoradas por computador para que haja máxima precisão. 
- Após a confecção do disco pelo Laser, que demora cerca de 15 segundos, levanta-se este para aplicação do EXCIMER Laser que corrigirá o grau. 
- No final do procedimento, o disco corneano é reposicionado sem necessidade de pontos.

*Fonte: http://www.laserocular-sc.com.br/site/pt/cirurgia/index/id/58
**Fonte: http://www.laserocular-sc.com.br/site/pt/cirurgia/index/id/59

Continuo no próximo post!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É um prazer ter você por aqui! Veja bem vindo(a) sempre, deixe seu recadinho e se você tiver blog deixe seu link para que eu possa comentar em seu blog e seguir... Não esqueça de me seguir também... bjs e volte sempre

Danny Thais

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...